'' Não gosto de ler, e agora?''

Estava sem nenhuma ideia do que postar.
Sem criatividade para resenhas ou algo do tipo.
Surgiu a ideia de fazer algum post para ajudar vocês e imediatamente lembrei de uma amiga muito querida minha.
Ela simplesmente não consegue desenvolver gosto pela leitura, não por falta de interesse, mas talvez a falta seja de costume. Dedico este post à ela e à todos vocês que sabem da importância da leitura, mas não conseguem tornar essa atividade algo cotidiano.



Por que ler?

A leitura pode te ajudar em diversas situações. 
Você adquire conhecimento e passa a se impor de forma mais convincente. 
Torna-se possível conhecer histórias de amor, que podem se passar na Inglaterra, talvez até na Idade Média. E para isso, você não precisa nem sair de casa.
Para mim, ler é praticamente uma terapia.
A leitura é sempre benéfica, independente do livro. Mas os seus efeitos variam de acordo com a pessoa.
Então acho que não custa nada tentar descobri-los, não é mesmo?



Preciso confessar que nunca me vi nesse dilema. Desde pequena sempre gostei de ler. Minha mãe costuma contar à todos- com aquele orgulho materno- que eu corria direto para a livraria quando íamos ao shopping, e só saia de lá quando ganhava um livro. Mas tenho consciência de que nem todos que não leem fazem isso por desinteresse. Às vezes a pessoa precisa de um empurrão, mas tem vergonha de pedir essa ajuda. Por isso, estou aqui para dar algumas dicas à vocês.


  1. Procure ler sobre o que você gosta. Assim, será mais prazeroso e fácil  manter o interesse no livro.
  2. Se você é preguiçoso quando se trata de leitura, comece com livros mais finos. Uma ótima dica é começar lendo crônicas, que além de serem textos curtos, apresentam uma linguagem acessível.
  3. Não se force à ler algo que não gosta só porque as pessoas tacham o livro como o melhor já escrito. Esse tipo de classificação não deve ser feita de forma universal, e sim pessoal e seletiva.
  4. Leia um pouco cada dia. Antes de dormir, leia uma ou dez páginas. O importante é inserir esse hábito em sua rotina. Você perceberá que com o tempo o número de páginas aumentará naturalmente, e você passará a ler sem precisar ficar se lembrando disso. 

 Se você passar a andar com um livro na mão para onde for, se começar a acumulá-los de forma descontrolada, e se arrumá-los em sua estante virar um hobbie. Pode ter certeza certeza de que agora você não vive mais sem eles.

Sugestão de leitura: Diálogos Impossíveis- Veríssimo.


Espero que tenham gostado das dicas.
Beijos e até a próxima.



0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

Sobre

Música, livros, filmes
e muito café.