Quinta musical: História de canções- Chico Buarque

Me perdoem só estar postando na última hora desta quinta, mas a minha internet não colaborou muito para que tivesse feito isso antes. De qualquer forma, ainda é quinta feira, e está aí a dica musical desta semana.


Pode parecer estranho. Mas sim, na quinta musical dessa semana vou falar de um livro.
Mais especificamente do livro História de canções- Chico Buarque, do escritor Wagner Homem.



Este é um dos meus preferidos e é o tipo de livro que não sai da cabeceira da minha cama. 
Contudo, adianto logo que não é um livro capaz de agradar a todos. Isto porque, possui um público alvo; os fãs e admiradores do cantor Chico Buarque. Eu, como uma boa amante da MPB e seus talentos, tenho grande apreço por essa obra. Ele conta com interpretações das principais músicas do cantor, além de falar um pouquinho sobre a vida pessoal do mesmo
Em diversas passagens, o livro comenta sobre festivais da época e cantores como Gil, Tom e Caetano.
Além disso, conta com anexo de cartas e outros documentos que fazem com que a análise da música se torne ainda mais próxima do leitor.




Analisando o livro de forma mais pessoal posso dizer que passei a escutar as musicas do Chico de uma forma diferente. Viraram poesia com ritmo para mim. 
Foi através deste livro que conheci as principais obras literárias do cantor, como Benjamim e Leite derramado. Além disso, adquiri mais conhecimento sobre a ditadura- assunto que adoro estudar e o qual o livro faz pequenas, porém significativas referências.


Dicas:
1. Leia a análise da música escutando a mesma. Garanto que é uma delícia de programa para um fim de tarde!
2. Não deixe de ler os outros livros desta coleção; História de canções- Tom Jobim (outro querido meu) e História de canções- Vinicius de Moraes (está na minha lista de desejos).


Então é isso, espero que tenham gostado.
Até a próxima quinta musical.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

Sobre

Música, livros, filmes
e muito café.